Uncategorised
- Detalhes
O Projeto de Extensão De Bem com a Vida - DBV, em atividade desde 1998, desenvolve um roteiro de atividades com informações científicas relacionadas aos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais da saúde, buscando proporcionar discussões e compartilhamentos, e visando sempre a melhoria da qualidade de vida, a conscientização e a possibilidade de escolhas saudáveis.
Imagem: arquivo do CENPRE
O público atendido no projeto é composto por jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, em atividade na rede escolar, entidades e organizações não governamentais. O principal objetivo do DBV é possibilitar espaços de reflexão sobre hábitos saudáveis, projetos de vida e autocuidado.
Até o ano de 2019, em sua 42ª edição, o projeto atendia, em média, 20 jovens por edição, e as atividades aconteciam na sala de aula do Cenpre, nas dependências do Hospital Universitário da FURG. Ao final das atividades, era realizada a cerimônia de formatura, com entrega do certificado de conclusão do curso e confraternização com formandos e seus familiares / convidados.
A partir da 43ª edição, o projeto passou a ser realizado fora dos espaços do Cenpre e em parceria com o Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar FURG e a Marinha do Brasil, e passou a contar com as ações de treinamento em primeiros socorros, realizado pelo Kids Save Lives Brasil, um projeto internacional que, no Brasil, é coordenado pela equipe da Universidade de São Paulo - USP, e a FURG é parceira desse projeto, com a coordenação da Profa. Priscila Aikawa, do Instituto de Ciências Biológicas - ICB.
Clique aqui para conhecer mais sobre o Kids Save Lives Brasil.
Edições do Projeto DBV
1ª edição - ano de 1998
2ª edição
3ª edição
...
30ª edição - junho de 2014
...
35ª edição - março de 2015: clique aqui para acessar a notícia na página da FURG
...
40ª edição - agosto de 2017
41ª edição - agosto de 2017
42ª edição - coordenada pelo Psicólogo Ismael Salaberry, em agosto de 2019, com 18 egressos
43ª edição - coordenada pela Profa. Ana Baisch, em junho de 2023, com 133 jovens do CCMar
44ª edição - coordenada pela Profa. Ana Baisch, em setembro de 2024, com jovens da Marinha
45ª edição - coordenada pela Profa. Ana Baisch, em outubro de 2024, com jovens do CCMar
46ª edição - coordenada pela Profa. Ana Baisch, em junho de 2025, com jovens do CCMar
[Página em construção]
- Detalhes
2021
Revista Vitalle. Atendimento ambulatorial para pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas: desafios em tempos de pandemia da Covid-19: acesse aqui
2020
Revista Vitalle. A trajetória de um programa de extensão no contexto de um hospital universitário federal: acesse aqui
2019
Revista Vitalle. CENPRE 30 anos: acesse aqui
2017
Cadernos de Saúde Coletiva. Evasão do tratamento da dependência de drogas: prevalência e fatores associados identificados a partir de um trabalho de busca ativa: clique aqui
2013
31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Estar "De Bem com a Vida": prevenção ao uso de drogas e desenvolvimento de posturas saudáveis com adolescentes: clique aqui
31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Busca ativa de pacientes dependentes químicos: clique aqui
2008
Revista Vitalle. Crack: um olhar sobre a recepção aos usuários de substâncias psicoativas: clique aqui
Revista Vitalle. Pesquisa de opinião para identificação de metodologia prevencionista sobre drogas para o Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati: clique aqui
- Detalhes
CERTIFICADOS
Agradecemos a participação no evento e informamos que os certificados foram emitidos e enviados pela Diretoria de Extensão - DIEX, para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Verifiquem, por gentileza, se a caixa de entrada não está lotada, impossibilitando a chegada de novos e-mails e confira a caixa de spam, para não perder as mensagens da DIEX. Em caso de dúvidas, envie mensagem para cenpre@furg.br
Os certificados foram liberados somente para participantes que realizaram o pagamento da inscrição, conforme estava especificado na ficha de inscrição. Aqueles que desejarem a emissão do certificado, deverão realizar o pagamento conforme orientações abaixo:
- Valor da inscrição para estudantes (graduação e pós-graduação) R$ 35,00 - enviar comprovante de matrícula junto com o comprovante de pagamento para cenpre@furg.br
- Valor da inscrição para público geral R$ 45,00 - encaminhar o comprovante de pagamento para o e-mail cenpre@furg.br

NOTÍCIAS E IMAGENS DO EVENTO
Página da FURG: clique aqui
Página do HU/EBSERH: clique aqui
Cobertura do evento nas páginas da FURG/HU/EBSERH: clique aqui
DIVULGAÇÃO DO EVENTO
Jornada de comemoração dos 35 anos do CENPRE - evento híbrido
A Jornada para comemorar os 35 anos do CENPRE reunirá gestores/as, profissionais da saúde, pesquisadores/as, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoas interessadas no tema, e contará com vários/as/es convidados/as/es para discutir os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas sob a ótica da abordagem interdisciplinar.
Data: quinta-feira, 22 de agosto de 2024
Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: anfiteatro da área acadêmica do Hospital Universitário da FURG + link para participação on-line
As inscrições podem ser realizadas on-line e no dia do evento.
O pagamento da inscrição no dia do evento poderá ser realizado somente por PIX!
PARA REALIZAR INSCRIÇÃO NO EVENTO: evento encerrado!
Os participantes receberão o link para participação on-line no dia do evento
Programação do evento
Durante todo o evento, haverá exposição dos trabalhos confeccionados na Oficina Arte & Expressão, conduzida pela enfermeira e artesã Simone Zanotta.
Quinta-feira - 22 de agosto 2024 - manhã
08h às 13h30 - Credenciamento.
08h30 às 09h - Abertura oficial do evento.
09h15 às 10h30 - Palestra: Políticas sobre drogas e tratamentos.
Convidada: Andrea Donatti Gallassi, Coordenadora Geral do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas, Universidade de Brasília, Brasília DF. Apresentação: Fernando Amarante (docente, FURG).
10h45 às 12h - Mesa redonda: Panorama e contextualização regional sobre drogas.
Participantes: Denise Dias Freire (juíza de direito, Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Grande, RS), Flavio José Machado Resmini (médico psiquiatra da Santa Casa de São Lourenço do Sul, RS), Gabriel Figueiredo Cavalheiro Leite (delegado de polícia federal, chefe substituto da Delegacia de Polícia Federal em Pelotas/RS), Diogo Magalhães (psicólogo, dirigente do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde , Rio Grande, RS). Moderadora: Cristiane Barros Marcos (docente/psicóloga, FURG).
Quinta-feira - 22 de agosto - tarde
13h30 às 15h - Palestra: Como abordar as pessoas sobre o consumo de drogas e fazer a intervenção preventiva.
Convidada: Alessandra Calixto, consultora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS. Apresentação: Eli Sinnott Silva (docente, FURG).
15h30 às 17h - Mesa redonda: Atendimento interdisciplinar para o tratamento de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas
Participantes: Cristiane Guimarães (psicóloga, CENPRE), Luan Pietro (médico de família e comunidade, CENPRE), Gustavo Correa Emerick (residente em psiquiatria Santa Casa de Rio Grande, RS), Nicolli Gautério (psicóloga, CAPS AD/Rio Grande, RS). Moderadora: Catherine Lapolli (médica psiquiatra, UFPel).
18h - Cerimônia de encerramento e atividade cultural com apresentação do Movimento Coral da FURG.
Breve histórico do Projeto
Em 1989, o Departamento de Ciências Fisiológicas - DCF, atual Instituto de Ciências Biológicas - ICB, deu início ao trabalho de extensão conhecido como Projeto Educativo e Preventivo sobre Drogas Psicotrópicas. O projeto contava com nove etapas, sendo uma delas a criação de um centro de referência para o desenvolvimento de ações de prevenção e de tratamento e a manutenção de um banco de dados. O serviço de atendimento ambulatorial deu início em 1999, somando-se ao serviço de prevenção já existente. O CENPRE tem uma importante parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. - HU FURG, local em que desenvolve suas atividades até os dias atuais.
- Detalhes
Projeto de Intervenção - Estágio de Psicologia Social - 2023
Em 28/10/2023, os acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da FURG e estagiários do Cenpre, Leonardo Soria e Maicon Costa, sob orientação da Profa. Ceres Arejano (Psicologia), e supervisão das psicólogas Cristiane e Iracema (Cenpre) e do terapeuta familiar Fernando (Cenpre), iniciaram a construção do projeto de intervenção. No dia 07/11/2023 o projeto foi apresentado em reunião de equipe e aprovado sem objeções. A partir desta data, os estudantes dialogaram individualmente com os participantes do Grupo Em-Frente, para consultar o interesse e a disponibilidade de cada pessoa em participar da proposta.
O projeto de intervenção teve como proposta a criação de uma música, por meio da contribuição de todas as pessoas que aceitaram fazer parte do projeto. A intervenção foi dividida em cinco etapas: conhecer cada participante e tempo de tratamento no Cenpre; ouvir a contribuição de cada pessoa em relação à sua história até chegar ao atual tratamento; conhecer a importância do Cenpre e do Grupo para cada participante; recolher folhas A4 com as contribuições das pessoas (neste papel cada um (a) teve a oportunidade de escrever sobre sua história, citando uma palavra, frase ou rótulos desmotivacionais; e produzir a composição musical.
A partir das palavras, frases ou rótulos desmotivacionais, os acadêmicos trabalharam a letra de modo a valorizar a evolução de cada paciente e a trazer reflexões sobre as mudanças que aconteceram com a adesão ao tratamento. O objetivo era buscar o entendimento de que há esperança e vale à pena investir no tratamento e na busca por uma vida melhor. No penúltimo encontro do Grupo Em-Frente, a composição foi apresentada à equipe e aos (às) participantes do Grupo. O resultado foi recebido com grande emoção por quem estava presente!
"O momento que vocês estão vivendo ou passando, não define quem vocês são"
(frase motivacional para encerramento do projeto)
Muita gratidão por este projeto tão belo, relevante e motivacional!
Para ouvir a música: clique aqui
Página 1 de 6