Em 28/10/2023, os acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da FURG e estagiários do Cenpre, Leonardo Soria e Maicon Costa, sob orientação da Profa. Ceres Arejano (Psicologia), e supervisão das psicólogas Cristiane e Iracema (Cenpre) e do terapeuta familiar Fernando (Cenpre), iniciaram a construção do projeto de intervenção. No dia 07/11/2023 o projeto foi apresentado em reunião de equipe e aprovado sem objeções. A partir desta data, os estudantes dialogaram individualmente com os participantes do Grupo Em-Frente, para consultar o interesse e a disponibilidade de cada pessoa em participar da proposta.
O projeto de intervenção teve como proposta a criação de uma música, por meio da contribuição de todas as pessoas que aceitaram fazer parte do projeto. A intervenção foi dividida em cinco etapas: conhecer cada participante e tempo de tratamento no Cenpre; ouvir a contribuição de cada pessoa em relação à sua história até chegar ao atual tratamento; conhecer a importância do Cenpre e do Grupo para cada participante; recolher folhas A4 com as contribuições das pessoas (neste papel cada um (a) teve a oportunidade de escrever sobre sua história, citando uma palavra, frase ou rótulos desmotivacionais; e produzir a composição musical.
A partir das palavras, frases ou rótulos desmotivacionais, os acadêmicos trabalharam a letra de modo a valorizar a evolução de cada paciente e a trazer reflexões sobre as mudanças que aconteceram com a adesão ao tratamento. O objetivo era buscar o entendimento de que há esperança e vale à pena investir no tratamento e na busca por uma vida melhor. No penúltimo encontro do Grupo Em-Frente, a composição foi apresentada à equipe e aos (às) participantes do Grupo. O resultado foi recebido com grande emoção por quem estava presente!
"O momento que vocês estão vivendo ou passando, não define quem vocês são"
(frase motivacional para encerramento do projeto)
Muita gratidão por este projeto tão belo, relevante e motivacional!
Para ouvir a música: clique aqui