Publicado em JULHO 2024

Projeto de Intervenção - Estágio de Psicologia Social

Em 28/10/2023, os acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da FURG e estagiários do Cenpre, Leonardo Soria e Maicon Costa, sob orientação da Profa. Ceres Arejano (Psicologia), e supervisão das psicólogas Cristiane e Iracema (Cenpre) e do terapeuta familiar Fernando (Cenpre), iniciaram a construção do projeto de intervenção. No dia 07/11/2023 o projeto foi apresentado em reunião de equipe e aprovado sem objeções. A partir desta data, os estudantes dialogaram individualmente com os participantes do Grupo Em-Frente, para consultar o interesse e a disponibilidade de cada pessoa em participar da proposta.

O projeto de intervenção teve como proposta a criação de uma música, por meio da contribuição de todas as pessoas que aceitaram fazer parte do projeto. A intervenção foi dividida em cinco etapas: conhecer cada participante e tempo de tratamento no Cenpre; ouvir a contribuição de cada pessoa em relação à sua história até chegar ao atual tratamento; conhecer a importância do Cenpre e do Grupo para cada participante; recolher folhas A4 com as contribuições das pessoas (neste papel cada um (a) teve a oportunidade de escrever sobre sua história, citando uma palavra, frase ou rótulos desmotivacionais; e produzir a composição musical.

A partir das palavras, frases ou rótulos desmotivacionais, os acadêmicos trabalharam a letra de modo a valorizar a evolução de cada paciente e a trazer reflexões sobre as mudanças que aconteceram com a adesão ao tratamento. O objetivo era buscar o entendimento de que há esperança e vale à pena investir no tratamento e na busca por uma vida melhor. No penúltimo encontro do Grupo Em-Frente, a composição foi apresentada à equipe e aos (às) participantes do Grupo. O resultado foi recebido com grande emoção por quem estava presente!

"O momento que vocês estão vivendo ou passando, não define quem vocês são"

(frase motivacional para encerramento do projeto)

Muita gratidão por este projeto tão belo, relevante e motivacional!

"Cenpre em Frente" (produção: Leonardo Soria)

Para ouvir a música
: clique aqui
 
Atenção aos direitos autorais!
É proibida a reprodução parcial ou total sem a autorização do produtor.
Composição musical protegida pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
 

Publicado em AGOSTO 2024

55 anos da FURG e 35 anos do CENPRE!

Desde ontem, 05/08/2024, a FURG deu início à programação dos seus 55 anos. As atividades estão distribuídas em todos os campi da Universidade.

  • Comemoração dos 35 anos do Cenpre, dia 22/08/2024, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Ação acontece no Anfiteatro da Unidade Saúde. Informações: clique aqui

Confira a programação completa divulgada na página da FURG: clicando aqui

 

Publicado em SETEMBRO 2024

De Bem com a Vida - 44ª edição!

O projeto de extensão De Bem com a Vida - DBV, em atividade desde 1998, desenvolve um roteiro de atividades com informações científicas relacionadas aos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais da saúde, buscando proporcionar discussões e trocas, e visando sempre a melhoria da qualidade de vida, a conscientização e a possibilidade de escolhas saudáveis.

Na 44ª edição, com os jovens da Marinha do Brasil, as atividades terão início hoje, 16/09/2024, e os encontros serão realizados durante quatro semanas; para os jovens do Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar, as atividades da 45ª edição terão início no dia 21/10/2024, e serão duas semanas intensas de atividades. O DBV, como é conhecido pela equipe, conta com a participação do Projeto Kids Save Lives Brasil, coordenado pela Profa. Priscila Aikawa, do ICB, e dos estudantes da medicina e da psicologia da FURG e profissionais do CENPRE, coordenados pela Profa. Ana Baisch, coordenadora do CENPRE e também docente do ICB.

Os principais temas que podem ser contemplados nos encontros são: ações de emergência, alimentação, tabagismo, cigarro eletrônico/vape, álcool e outras drogas, gênero e sexualidade, promoção da saúde, projetos de vida, saúde na adolescência, saúde mental. Além do Projeto Kids Save Lives Brasil - KSLB, que desenvolve e difunde orientações e ações iniciais em caso de derrame, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo. Leia mais sobre o KSLB, clicando aqui.

 

 

 

 

 

Imagem: arquivo do CENPRE

 

Jornada comemorativa dos 35 anos - certificados

Atenção!

Informações sobre os certificados da Jornada estão disponíveis nesta página, na seção: CENPRE 35 ANOS - JORNADA COMEMORATIVA (menu ao lado esquerdo).

Para acessar a seção: clique aqui

 

Publicado em OUTUBRO 2024

Atividade de Educação Permanente em Saúde

O psicólogo Janderson, e o médico de família e comunidade, Luan, integrantes da equipe do CENPRE, facilitaram o debate sobre os temas "Acolhimento a pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas" e "Transtornos por uso de substâncias psicoativas" durante a atividade de educação permanente em saúde na tarde do dia 29 de outubro de 2024.

 

 

 

 

Imagem: Pixabay

 

Apresentação dos resultados - Pesquisa de São José do Norte

Na manhã do dia 30 de outubro de 2024, a coordenadora do CENPRE, Profa. Ana Baisch, e a enfermeira do CENPRE, Seiko, participaram da reunião de apresentação dos resultados do III Levantamento sobre o consumo de drogas entre escolares do ensino fundamental, séries finais, e do ensino médio de instituições públicas de ensino, no município de São José do Norte, RS, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de São José do Norte, SMEC.

O projeto foi aprovado em 2018 e teve início em 2019, todavia, o cronograma da pesquisa sofreu importante atraso, inicialmente em razão da pandemia de Covid-19 e posteriormente pela ocorrência de eventos climáticos extremos. A aplicação dos questionários aconteceu em novembro de 2022 e foram entrevistados 194 escolares e 9 gestoras (es) em 10 instituições públicas de ensino - estaduais e municipais.

A reunião de hoje deu início ao planejamento de ações de promoção da saúde nas escolas e a expectativa é de que sejam programadas atividades para 2024 e 2025.

Imagem: arquivo da SMEC / SJN

 

Publicado em NOVEMBRO 2024

Curso de especialização

A Comissão de Seleção do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu “ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA” do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, torna público o edital de seleção que informa os critérios para o processo seletivo de candidatos para a turma de 2025, na modalidade presencial.
 
As inscrições poderão ser realizadas no período de 01 de dezembro de 2024 a 06 de janeiro de 2025, exclusivamente pela Internet. Não há necessidade de pagamento da inscrição.
 
Maiores informações na página: https://siposg.furg.br/curso/1082
 
 
Eventos com participação da equipe do CENPRE

A equipe do CENPRE participa de múltiplas ações ao longo do ano. No 2º semestre de 2024, a equipe esteve presente nas seguintes atividades:

  • 02 de outubro - Reunião com o Juizado da Violência Doméstica e demais parceiros da rede de proteção à mulher em situação de violência (Profa. Ana, Seiko, Simone)
  • 10 de outubro - Curso de extensão - Intervenção em saúde mental: capacitação para profissionais da assistência estudantil universitária (Luan, Janderson)
  • 16 a 25 de outubro - Projeto De Bem com a Vida - Marinha e CCMar (Profa. Ana, Fernando, Gicelda, estagiários de Psicologia e acadêmicos de Medicina)
  • 04 de novembro - Abertura da exposição "Agora e na hora da nossa morte", no Foro da Comarca do Rio Grande (Profa. Ana)
  • 06 de novembro - Encontro de avaliação e planejamento do ICB / CIAP + I Mostra Cultural do ICB (Seiko)
  • 09 de novembro - Feira de Saberes na Escola Helena Small (Cristiane, Gicelda, José Arthur, Enzzo)
  • 13 de novembro - Encontro de avaliação e planejamento do ICB / CIAP (Seiko, Profa. Ana)
  • 27, 28 e 29 de novembro - Mostra de Produção Universitária da FURG - mediação e apresentação de resumo no Salão da Indissociabilidade (Seiko)
  • 28 de novembro - Cerimônia de encerramento dos Projetos Ametista e Renascer, do Comando do 5º Distrito Naval, Marinha (Profa. Ana, Gicelda)
  • 28 e 29 de novembro - Seja FURG (Seiko, Tairone)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: arquivo pessoal

 

 

Conversando sobre a multiplicidade de ações no CENPRE

O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos, CENPRE, conforme consta na seção História do CENPRE, é um programa de extensão permanente vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas, ICB, da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. As atividades extensionistas foram iniciadas em 1989, com o Projeto Educativo e Preventivo sobre Drogas Psicotrópicas, ainda no antigo Departamento de Ciências Fisiológicas.

Ao longo destes 35 anos de existência, o programa passou por diferentes mudanças em sua infraestrutura, composição de equipe, recursos e ações prioritárias. Nos últimos cinco anos o CENPRE vem investindo na qualificação do trabalho realizado pelos profissionais e estudantes, com foco na interdisciplinaridade e na multiplicidade de ações.

As principais atividades do CENPRE incluem atendimento ambulatorial, ações de ensino, pesquisa e extensão e participação em espaços representativos. Atualmente, a equipe é composta pela coordenadora, que é docente do ICB; uma assistente social; duas enfermeiras; um médico de família e comunidade; duas psicólogas e um psicólogo; um terapeuta familiar; uma bolsista de pesquisa e extensão voluntária, que é estudante da graduação em Medicina; uma estagiária e três estagiários do curso de Psicologia; um estagiário administrativo e acadêmico da graduação em Direito. Além disso, tem como colaboradoras permanentes, duas assistentes sociais e uma profissional da equipe de conservação e higienização, estudante do curso de Arquivologia.

Nas ações de ensino, o CENPRE mantém campo de estágio curricular e extracurricular, voluntário e remunerado, para diferentes cursos de graduação e pós-graduação, além de possibilitar visitas para estudantes de cursos técnicos e de profissionais interessados em estudar/debater o atendimento de pessoas que apresentam problemas relacionados ao uso de drogas.

Nas ações de pesquisa, a equipe realiza estudos sobre os temas relacionados ao uso de substâncias psicoativas em escolares, trabalhando na divulgação de resultados e na intervenção nas escolas, na publicação de artigos e na apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos, contribuindo com a reflexão e o compartilhamento de informações sobre o tema. Em 2022 foi realizado o levantamento sobre o perfil do consumo de substâncias psicoativas por escolares dos ensinos fundamental e médio de instituições públicas do município de São José do Norte, RS, e os resultados foram divulgados este ano, com vistas ao planejamento de intervenções nas escolas pesquisadas.

Na participação em espaços representativos, atualmente, a equipe do CENPRE tem representação no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, COMEN; na Comissão Interna de Avaliação e Planejamento do ICB, CIAP; e na Comissão Local de Estudo, Implementação e Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho do ICB.

Nas ações de extensão estão as atividades prioritárias e majoritárias do CENPRE: os profissionais atuam como capacitadores em cursos de formação e de extensão, como palestrantes em empresas privadas, escolas públicas e Marinha do Brasil; como mediadores em rodas de conversa em escolas públicas, centro de mediação educacional e eventos com a comunidade; e como agentes de divulgação em empresas privadas, escolas públicas, cursos de graduação da FURG e eventos como Acolhida Cidadã, Mostra de Produção Universitária (MPU) e Seja FURG.

O projeto de extensão De Bem com a Vida, em atividade desde 1998, continua desenvolvendo atividades que visam a melhoria da qualidade de vida, a conscientização e a possibilidade de escolhas saudáveis entre adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Em sua última edição, o projeto foi realizado com jovens da Marinha do Brasil e do Centro de Convívio dos Meninos do Mar, CCMar. Em 2019 a equipe do CENPRE iniciou sua participação no Mês da Proteção, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, SMCAS, da Prefeitura Municipal do Rio Grande, RS, integrando as ações na Praça da Proteção e divulgando informações sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em maio de 2023, o CENPRE integrou as ações do coletivo Ciência na Feira, na 49ª Feira do Livro da FURG, atendendo aos escolares do ensino fundamental com atividades sobre promoção da saúde, e ao público em geral com divulgação dos serviços oferecidos no ambulatório. A partir desta ação, o CENPRE passa a compor o coletivo Ciência na Cidade, Ciência na Vida, grupo formado por diversas equipes extensionistas da FURG.

As atividades assistenciais do CENPRE são realizadas nas dependências do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., HU FURG, com a integração de todas as pessoas da equipe e colaboradoras, oferecendo acolhimento, consultas individuais, grupos de apoio e oficinas. As pessoas se dirigem ao CENPRE por demanda espontânea ou via encaminhamento, que pode ter origem nas Unidades de Saúde do município, Unidades de Pronto Atendimento, clínicas e consultórios, comunidades terapêuticas, escolas, empresas, Juizado da Violência Doméstica, entre outras. E pacientes internados no HU são acolhidos em leito para iniciar vinculação com a equipe, na expectativa de realização do tratamento ambulatorial após a alta.

Durante o período de isolamento em razão da pandemia de Covid-19, 2020 a 2022, os atendimentos não foram interrompidos em nenhum momento, a equipe se organizou para realizar os atendimentos on-line, via WhatsApp, telefone e e-mail. E pacientes com recursos tecnológicos limitados ou com dificuldades em relação ao modelo remoto, foram atendidos presencialmente por profissionais da equipe do CENPRE em domicílio, na Unidade de Saúde próxima de sua residência ou no HU, com obediência às devidas medidas sanitárias.

Duas pessoas do CENPRE integraram o grupo responsável pelas ações de enfrentamento aos problemas causados pelas enchentes em Rio Grande. O grupo trabalhou intensamente em conjunto com profissionais da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Defesa Civil. E durante este período, entre abril e junho de 2024, os atendimentos novamente não sofreram interrupção, uma vez que a equipe se organizou para a assistência remota de acolhimentos, consultas e grupos/oficinas.

A multiplicidade do CENPRE enquanto programa de extensão se concretiza nas diferentes ações que se articulam entre profissionais, equipes, setores, instituições, comunidade acadêmica e comunidade em geral.