O mês de maio foi marcado por alagamentos em diversas áreas do município do Rio Grande. O Hospital Universitário iniciou intensa movimentação para remoção de pacientes e realocação de equipamentos, mobiliários e insumos no dia 03/05/2024, e suspendeu temporariamente os atendimentos eletivos a partir desta data. A equipe do CENPRE também precisou adaptar os espaços para evitar a perda de equipamentos de informática, instrumentos musicais, materiais de artesanato, documentos, mobiliários e insumos, caso o nível da água atingisse o andar térreo do HU e os profissionais foram remanejados para o atendimento remoto (dos pacientes em acompanhamento) e para o trabalho nos abrigos e pontos de coleta de donativos.

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Notícia sobre o retorno dos atendimentos  no HU: clique aqui

No período de 06/05 a 07/06/2024, a equipe do CENPRE atendeu remotamente pacientes e familiares, via WhatsApp, e-mail, ligação telefônica, formulários online e plataformas de teleatendimento, mantendo a psicoterapia semanal, o atendimento médico e a emissão de receituários (receitas simples, especial e azul) via Portal do CREMERS, os encaminhamentos possíveis, o atendimento com terapeuta familiar e enfermeira e os reacolhimentos.

No período de 10/05 a 14/06/2024, a enfermeira Seiko integrou a equipe responsável pelas ações de enfrentamento aos problemas causados pelas enchentes na FURG. O grupo trabalhou intensamente em conjunto com profissionais da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Defesa Civil, atuando no recebimento, triagem e distribuição de doações, fornecimento de refeições, organização e gerenciamento dos espaços para receber desabrigados (pessoas e animais de estimação), gestão de voluntários/as, apoio em questões sociais e de saúde e mapeamento de estudantes e servidores/as afetados/as, além da produção de relatórios de acompanhamento do evento extremo que atingiu o Rio Grande do Sul.

Notícia sobre as ações de enfrentamento aos problemas causados pelas enchentes na FURG - 1: clique aqui

Notícia sobre as ações de enfrentamento aos problemas causados pelas enchentes na FURG - 2: clique aqui

No período de 03 a 07/06/2024 a equipe do CENPRE se reuniu para planejar o retorno ao atendimento presencial, organizando os espaços, os equipamentos, os móveis e os insumos. E no dia 10/06/2024 o CENPRE retomou os atendimentos presenciais em seu horário habitual.