13/07/2020 - Agenda Cultural Virtual: seleção de ações artísticas e culturais

A Diretoria de Arte e Cultura (DAC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG, divulga o edital para seleção de ações artísticas e culturais a serem integradas na Agenda Cultural Virtual, veiculada em mídias institucionais da DAC. As propostas podem ser enviadas de 13 a 26 de julho pela página do Sistema de Inscrições (clique aqui).

Acesse mais informações, clicando aqui.

21/07/2020 - Covid-19: curso de saúde mental promove aulas abertas

As aulas acontecerão nos dias 21 e 22 de julho de 2020.

Hoje, 21/07/2020, serão debatidos o Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Covid-19 e a volta às aulas e Covid-19: perspectivas e possibilidades.

Já amanhã, 22/07/2020, os temas serão: Cuidado à População Ribeirinha na Covid-19 e Cuidado à população negra na Covid-19.

As aulas serão ao vivo, transmitidas pelo Youtube - Fiocruz Brasília, com início às 15 horas e duração de 30 minutos. Em seguida, participam pesquisadores de referência em cada um dos temas trabalhados para responder às perguntas.

Não é necessário inscrição para assistir às quatro aulas abertas, basta acessar o canal no horário informado. Os vídeos ficarão disponíveis na plataforma depois das lives.

13/08/2020 - Saúde mental durante a pandemia

Nesses tempos de pandemia do novo coronavírus, é importante cuidar da saúde mental. Neste vídeo, a terapeuta educacional Alexandra Martini de Oliveira apresenta algumas dicas para minimizar os impactos do isolamento no dia-a-dia das pessoas. Para acessar o vídeo: clique aqui.

20/08/2020 - Aniversário de 31 anos do CENPRE

As atividades do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) iniciaram em 1989, quando professores e técnicos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), antigo Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), deram início a um trabalho de extensão chamado “Programa Educativo e Preventivo sobre Drogas”, que tinha como objetivo a educação e a prevenção aos problemas relacionados ao uso de drogas.

Desde os princípio, o CENPRE desenvolve suas atividades buscando aproximação entre a Universidade e a População do Rio Grande e região. Ao longo dos anos, aprimorou suas atividades, graças ao trabalho de inúmeros docentes, técnicos, voluntários, estagiários, bolsistas, colaboradores e parceiros institucionais.

No 31º aniversário do CENPRE, as comemorações serão atípicas, em razão da pandemia da Covid-19, com o isolamento social, a suspensão das atividades e as incertezas que vivenciamos. Nos próximos dias, vamos divulgar eventos e publicar materiais que falam sobre a saúde mental, sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e sobre como tem sido o trabalho em meio à pandemia.

Hoje, dia 20 de agosto de 2020, comemoram-se os 31 anos do CENPRE! SEMPRE com muito trabalho e dedicação!

 O CENPRE é da FURG, é da comunidade!

Mantê-lo é compromisso de todos!

22/08/2020 - Cresce consumo de álcool e tabaco durante a pandemia

O consumo de álcool e tabaco aumentou durante o isolamento social. Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a ConVid (Pesquisa de comportamentos), divulgada em maio/2020, 18% dos entrevistados relataram ter consumido mais álcool durante o período de isolamento. O consumo de tabaco também aumentou durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo curso de Fisioterapia da UNOESTE, em parceria com a Medicina Guarujá. Entre aqueles que fumam, 46% referiram ter fumado mais nesse período. Segundo Renata Brasil Araújo, psicóloga e presidente da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), as pessoas buscam essas substâncias para aliviar os sentimentos de ansiedade, tédio e depressão que surgem nesta fase de inseguranças. Outro fato relevante é o aumento dos casos de violência doméstica. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam um crescimento de quase 45% nos atendimentos às mulheres vítimas de violência durante a pandemia. Leia mais em: clique aqui.

24/08/2020 - LIVE sobre alcoolismo em tempos de pandemia

LIVE sobre alcoolismo em tempos de pandemia.

Primeira LIVE do AA, transmitida ao vivo em 21 de julho de 2020.

Com a participação do médico Drauzio Varella e da psicóloga Camila Ribeiro de Sene: clique aqui

25/08/2020 - CENPRE no FM Café FURG

Na terça-feira, 25 de agosto de 2020, a equipe do CENPRE esteve ao vivo participando de uma LIVE no programa FM Café. Os profissionais conversaram um pouco sobre os 31 anos do CENPRE e as ações que vem sendo desenvolvidas pela equipe durante a pandemia. Assista a LIVE na página da FURG no FACEBOOK: Clique aqui 

29/08/2020 - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), o consumo de produtos de tabaco, segue sendo uma das maiores causas de morte evitável no mundo. Existem diversos tipos de produtos derivados do tabaco e todos fazem mal à saúde. Acesse a matéria e assista ao vídeo disponível em: clique aqui.

31/08/2020 - Pandemia faz aumentar consumo de cigarro

O tabaco prejudica os mecanismos de defesa do organismo e o comprometimento da capacidade pulmonar aumenta as chances do indivíduo desenvolver quadros mais graves, caso seja infectado pelo novo coronavírus. Ouça a entrevista com duração de 04:19 com a psicóloga Vera Borges, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a psiquiatra Alessandra Diehl, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outra Drogas (ABEAD), na Rádio Band News: clique aqui.

02/09/2020 - Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização e prevenção do suicídio. Segundo a Cartilha publicada pela FIOCRUZ em maio de 2020, o uso abusivo de álcool e outras drogas, a presença de sofrimento psíquico, a vulnerabilidade financeira e social atuam como importantes fatores de risco para a tentativa de suicídio e o suicídio propriamente dito. No atual cenário em que vivenciamos a pandemia da Covid-19, é esperado um agravamento de alguns fatores de risco. Acesse a Cartilha completa em: clique aqui.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que necessitam conversar. O CVV atende pelo número 188, por e-mail e por chat (sala de bate-papo), 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento é sigiloso e gratuito. Para ser atendido ou para obter maiores informações, acesse a página do CVV clicando aqui.

08/09/2020 - Suicídio em 7 perguntas

Alusivo ao Setembro Amarelo, serão divulgados alguns materiais sobre o tema "suicídio".

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Prof. Dr. Carlos Cais, médico psiquiatra e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e coordenador do Ambulatório de Transtornos da Ansiedade no Hospital de Clínicas da UNICAMP, gravou o podcast "Suicídio em 7 Perguntas" no Canal do Dr. Drauzio Varella. Para acessar o podcast: clique aqui.

Atenção! Os vídeos têm caráter meramente educativo. Para diagnóstico e tratamento, procure um serviço ou um profissional de saúde.

11/09/2020 - Depressão, suicídio e Alzheimer na pessoa idosa

O ciclo de palestras da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) é uma atividade gratuita e online, aberta à comunidade em geral. Em alusão ao Setembro Amarelo, o tópico discutido será Depressão, suicídio e conscientização sobre Alzheimer na pessoa idosa em 15 de setembro de 2020. Participe! Mais informações e inscrições: (evento encerrado).

17/09/2020 - Colóquio sobre políticas sociais

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2020, acontecerá o III Colóquio sobre Políticas Sociais, promovido e realizado pelos Grupos de Pesquisa e Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel): Políticas sociais, cidadania e serviço social e Política social, programas de transferência de renda, gênero e pobreza. O evento será online, gratuito e aberto ao público, todavia, a emissão do certificado terá um custo de R$ 10,00 (dez reais). Inscrições pelo link: (evento encerrado).

22/09/2020 - Webnar: promoção da vida e saúde mental na adolescência

Mais um evento do Setembro Amarelo! Webinar com o tema "Um olhar para a promoção da vida e saúde mental na adolescência". Promovido pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Participem, será nesta sexta, 25 de setembro de 2020 às 10 horas! Transmissão ao vivo: clique aqui.

28/09/2020 - Ações integradas para prevenção ao suicídio e automutilação

A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, promove dois cursos: Prevenção da Automutilação, com carga horária de 20 horas, e Educomunicação para Prevenção do Suicídio, com carga horária de 40 horas, ambos gratuitos e a distância. Para maiores informações e inscrições: clique aqui.

15/10/2020 - Mostra Cultural sobre Gênero, Raça e Classe no contexto da pandemia

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (GEPEGS), da Universidade Federal do Rio Grande, convida a todas as pessoas maiores de 18 anos para participarem da Mostra. Use a sua criatividade para expressar as questões que articulem raça, gênero e/ou classe social no contexto da pandemia e concorra a um Tablet! Participem! Maiores informações e inscrições: clique aqui.

28/10/2020 - O CENPRE em atividade SEMPRE!

09/11/2020 - Equipe do CENPRE publica artigo na Revista Vitalle

A Vitalle é uma revista multidisciplinar que publica trabalhos na área de Ciências da Saúde, Humanas e Biológicas. Em sua edição especial - Hospital Universitários do Brasil - a equipe publicou seu Relato de Experiência, descrevendo a trajetória do CENPRE enquanto programa de extensão universitária permanente, e o funcionamento da assistência ambulatorial no contexto de um hospital universitário.

Confira o conteúdo desta edição: clicando aqui.

Confira o texto do CENPRE na íntegra: clicando aqui.