FEVEREIRO/2019

07/02/2019 Posse dos novos membros do COMEN
No dia 07 de fevereiro de 2019, foram empossados os novos membros do COMEN (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas). Dentre eles estão dois representantes da FURG: a assistente social do HU/CENPRE, Liziane Jaekel (titular) e o psicólogo do ICB/CENPRE, Janderson Rodrigues (suplente). O COMEN é um órgão de caráter consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo da política municipal de prevenção integral dos problemas relacionados ao uso de drogas, instituído pela Lei nº 6815 de 15/12/2009Maiores informações sobre a posse na página da Prefeitura Municipal do Rio Grande: Clique aqui.
 
15/02/2019 Curso de Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química
Resultado do processo seletivo para o Curso de Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química: Clique aqui
Para maiores informações e matrícula, acesse: https://siposg.furg.br/curso/974
 
20/02/2019 Reunião de Organização do Mês da Proteção
No dia 20 de fevereiro de 2019, aconteceu a primeira reunião para organização do Mês da Proteção, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social do Rio Grande. A enfermeira Seiko participou como representante do CENPRE e iniciou diálogo para a construção do calendário de atividades para o evento. A próxima reunião está prevista para março/2019 e o Mês da Proteção ocorrerá em maio/2019.
 
27/02/2019 XV Semana da Acolhida - Medicina FURG
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FAMED/FURG) promoveu no dia 27 de fevereiro de 2019, a XV Semana da Acolhida dos Calouros da Medicina. Os bolsistas do CENPRE, João Marcelo e Pedro Henrique, participaram do evento, contribuindo com o debate na roda de conversa sobre saúde mental. Temas como "o que é saúde?", "o que é saúde mental?", "quais seriam os motivos para os transtornos como ansiedade e depressão?", "como lidar com esses transtornos?", "o que é droga e o que é uma substância psicoativa?", "o que é dependência química?", "como o uso da droga pode afetar a vida do estudante?", entre outros, fizeram parte da roda de conversa. Os bolsistas levaram também uma fala sobre suas experiências/vivências no CENPRE e os aspectos socioeconômicos, culturais e psicobiológicos do uso de álcool e outras drogas.
 
 
MARÇO/2019
 
09/03/2019 Quinta Arte alusivo ao Dia da Mulher
No dia 09 de março de 2019, sábado, o CENPRE esteve presente no evento "Quinta Arte", na Vila da Quinta, Rio Grande, RS. O evento, alusivo ao Dia da Mulher, contou com a participação da psicóloga Cristiane e da enfermeira Seiko, que realizaram orientações sobre promoção da saúde e prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas, conversaram com a população sobre as atividades do CENPRE e distribuíram livros e materiais informativos. Além do CENPRE, estiveram presentes no evento as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e de outros setores públicos.
 
ABRIL/2019
 
05/04/2019 Aula inaugural do Curso de Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química
A aula inaugural do Curso de Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química aconteceu no dia 05 de abril de 2019 no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na área acadêmica do Hospital Universitário (HU/FURG). A Profa. Dra. Beatriz Franchini, enfermeira e professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, ministrou a palestra com o tema "Desafios de quem cuida de pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas".
 
15/04/2019 II Seminário de Substâncias Psicoativas e I Congresso Internacional de Redução de Danos e cuidado a pessoas que usam drogas
A psicóloga do CENPRE, Cristiane Guimarães, participou do II Seminário de Substâncias Psicoativas e do I Congresso Internacional de Redução de Danos e cuidado a pessoas que usam drogas nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2019 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento, organizado pela Faculdade de Enfermagem da UFPel, contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, possibilitando o compartilhamento de experiências por meio de mesas redondas, palestras e espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos. O trabalho intitulado "O processo diagnóstico no cuidado a pessoas usuárias de drogas", elaborado pelos profissionais do CENPRE e apresentado por Cristiane, recebeu destaque e foi premiado durante o evento.
 
25/04/2019 Reunião para organização do Mês da Proteção
O CENPRE, representado pela enfermeira Seiko, participou da reunião de organização do Mês da Proteção, que ocorreu no dia 25 de abril de 2019, no auditório do Ministério Público. A ação, conhecida como "Mês da Proteção", é promovida pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e faz alusão ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A partir deste ano, o CENPRE estará inserido nas atividades do evento. Em breve, serão disponibilizados maiores informações sobre o Mês da Proteção.
 
MAIO/2019
 
03/05/2019 Seminário Estadual Outras Palavras sobre Álcool e Outras Drogas
A psicóloga do CENPRE, Cristiane Guimarães, participou do Seminário Estadual Outras Palavras sobre Álcool e Outras Drogas, em Porto Alegre/RS, nos dias 03 e 04 de maio de 2019. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), em parceria com o Fórum Estadual de Redução de Danos do Rio Grande do Sul, o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), a Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), a Escola de Enfermagem da UFRGS e a Rede Multicêntrica e teve como objetivo debater a prática e as alternativas de cuidado humano para usuários de álcool e outras drogas pela perspectiva da redução de danos e o cuidado em liberdade.
 
Mês da Proteção 2019
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), promove no mês de maio, o Mês da Proteção, com ações de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo do Mês da Proteção é mobilizar e convocar a comunidade do Rio Grande para o engajamento contra à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Leia a notícia na página da Prefeitura do Rio Grande: clique aquiNo dia 17/05/2019, das 13h às 17h, o CENPRE estará presente no evento intitulado "Praça da Proteção", disponibilizando orientações e materiais informativos sobre o tema álcool e outras drogas. Confira a programação do Mês da Proteção: clique aqui.
 
10/05/2019 II Saúde Mental e Direitos Humanos
Os psicólogos do CENPRE, Cristiane e Ismael, participaram do evento "II Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo estratégias de cuidado em rede", que aconteceu no dia 10 de maio de 2019 no CIDEC-Sul, FURG, Campus Carreiros. O evento teve como objetivo constituir um espaço para troca de experiências e de fortalecimento do cuidado em liberdade, contribuindo com a ampliação das discussões relacionadas às políticas públicas de saúde mental (possibilidades e desafios) e aos saberes e práticas numa perspectiva psicossocial.
 
15/05/2019 Educação & Ciência na Praça
Dia 15 de maio de 2019 foi o Dia Nacional da Greve na Educação. O CENPRE, como programa de extensão permanente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), participou da ação "Educação & Ciência na Praça" no Largo Doutor Pio. Nesse dia a equipe do CENPRE esteve atuando na distribuição de folhetos informativos, orientando as pessoas sobre as atividades desenvolvidas no CENPRE e conversando sobre a importância das universidades públicas. Parte da equipe permaneceu no CENPRE para realizar o atendimento dos pacientes agendados e dos grupos terapêuticos.
 
17/05/2019 Praça da Proteção
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), promove no mês de maio, o Mês da Proteção, com ações de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo do Mês da Proteção é mobilizar e convocar a comunidade do Rio Grande para o engajamento contra à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No dia 17 de maio de 2019 a equipe do CENPRE participou da Praça da Proteção, ação que integra o Mês da Proteção. As atividades ocorreram na Praça Tamandaré, Centro de Rio Grande, e contou com a participação de diversos setores, tais como:  Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal da Saúde; SEST/SENAT; Faculdade Anhanguera; FURG; FURG/CENPRE; Salão Barber Shop; SESC Fecomércio. E este ano, a Praça da Proteção teve a honra de receber a presença da Banda dos Fuzileiros Navais.
 
17/05/2019 XIV Mental Tchê
A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nos dias 16 e 17 de maio de 2019, a 14ª edição do Mental Tchê, com apoio do Governo Estadual do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual de Saúde. A coordenadora do CENPRE, Profa. Dra. Ana Baisch, e a enfermeira do CENPRE, Maria da Penha, participaram do evento, cujo tema foi "Saúde Mental na Atenção Básica: fortalecendo as redes de saúde por um cuidado e(a)fetivo".
 
22/05/2019 I Jornada contra Dependência Química do Comando do 5º Distrito Naval
No dia 22 de maio de 2019 o Professor Fernando Amarante, representando o CENPRE, realizou palestra na I Jornada contra Dependência Química do Comando do 5º Distrito Naval do Rio Grande, abordando o tema "Conversando sobre Drogas". O evento contou com a participação de 99 ouvintes.
 
28/05/2019 I Jornada Riograndina de Saúde das Populações em Vulnerabilidade
A psicóloga do CENPRE, Raquel Bonatto, participou da I Jornada Riograndina de Saúde das Populações em Vulnerabilidade, nos dias 28 e 29 de maio de 2019. O evento, organizado pela Liga Acadêmica de Saúde das Populações Vulneráveis (LASPOVUS/UFPel) e pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem Eunice Xavier (DA/EEnf/FURG), aconteceu na área acadêmica do Hospital Universitário (HU/FURG) e debateu questões como saúde da população negra, violência contra as mulheres, cuidado aos povos indígenas, entre outras.
 
30/05/2019 Educação & Ciência na Praça
No dia 30 de maio de 2019, o CENPRE, como programa de extensão permanente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), participou da 2ª ação "Educação & Ciência na Praça" no Largo Doutor Pio. A equipe do CENPRE esteve atuando na distribuição de folhetos informativos, orientando as pessoas sobre as atividades desenvolvidas no CENPRE e conversando sobre a importância das universidades públicas. Parte da equipe permaneceu no CENPRE para realizar o atendimento dos pacientes agendados e dos grupos terapêuticos.
 
31/05/2019 Encerramento do Mês da Proteção
A cerimônia de encerramento do Mês da Proteção, ocorrido em 31 de maio de 2019 na Câmara dos Vereadores do Rio Grande, teve como tema central o enfrentamento e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), contou com a presença de diversos setores/instituições, tais como: Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal da Saúde; SEST/SENAT; Faculdade Anhanguera; FURG/CEP-RUA; FURG/CENPRE; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA); Polícia Civil, Conselho Tutelar; Câmara dos Vereadores; e Promotoria da Justiça Especializada na área da Infância e Juventude. O Promotor Rudimar Tonini Soares esmiuçou a Lei 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, possibilitando um relevante debate sobre o tema com a participação da plenária. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara.
 
Processo Seletivo 2019 - Seleção para vaga de estágio remunerado
Edital do processo seletivo: acesse aqui
Período para inscrições: prazo encerrado
Lista de candidatos selecionados (final): clique aqui
 
JUNHO/2019
 
12/06/2019 I Fórum da Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes
A enfermeira do CENPRE, Seiko, participou do I Fórum da Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes, ocorrido no dia 12 de junho de 2019, no auditório da Prefeitura Municipal do Rio Grande. O evento teve como objetivo estabelecer um caminho comum para os profissionais comunicarem situações de violência. A coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Sá, apresentou o tutorial para preenchimento da Ficha de Notificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O evento contou também com as orientações da superintendente da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Ângela Pietro; da coordenadora municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Alisson Juliano; do superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Felipe Alonso. Durante o Fórum a secretária da SMCAS, Maria Cristina Juliano, apresentou os projetos Família Acolhedora e Família Guardiã Subsidiada.
 
27/06/2019 II Encontro da Rede de Atenção Psicossocial
Em 27 de junho de 2019 aconteceu o II Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Regional. A médica psiquiatra do CENPRE, Maria Cristine, participou do evento e acompanhou o debate sobre a nova política sobre drogas, conduzido pela advogada especialista em direito processual civil, Jaqueline Machado, e pela advogada e assessora jurídica da Câmara dos Vereadores de Pelotas, Juliana Dutra.