17/08/17 Funcionária do CENPRE recebe homenagem

Luciarah Silva recebeu homenagem realizada no dia 17 de agosto de 2017 no SIDEC-FURG por seus 30 anos como servidora pública federal à serviço da Universidade. Desses anos, mais de 20 deles foram trabalhando como secretária do CENPRE. Nós do CENPRE agradecemos à sua jornada conosco, ao seu trabalho e dedicação em ajudar a manter nossa equipe e trabalho sempre funcionando.

18/08/17 Formatura do De Bem Com A Vida

No dia 18 de agosto de 2017, realizaram-se as formaturas das 40ª e 41ª edições do programa De Bem Com A Vida do CENPRE. O projeto de prevenção, coordenado pelos Professor Fernando Senna e o estagiário de psicologia Ismael Salaberry, realizou nove encontros com os jovens de ambas as edições e, além de palestras, conversas e atividades educativas, desenvolveram-se vínculos positivos com o objetivo de alertar e desenvolver valorização do corpo e da própria saúde. 

Da formatura, participaram não só os alunos concluintes, mas também familiares dos mesmos e os demais profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto. Como representantes da 40ª edição, tivemos a parceria da professora Michelle Velleda do Centro de Referência em Assistência Social Equipe Volante do Bairro da Quinta; e da 41ª, a professora Maria Tereza Silva e a Irmã Cecília Slongo do projeto Semente da Esperança (São José do Norte). 

A coordenadora do CENPRE, professora Ana Luiza Muccillo-Baisch, destacou a importância desse tipo de atividade para os jovens, visto que elas são consideradas fatores de proteção e contribuem para a saúde física e psíquica dos sujeitos.

18/08/17 Uma Família De Bem Com A Vida

A última formatura das edições 40ª e 41ª do projeto De Bem Com A Vida, deram ao CENPRE e a equipe de trabalho a oportunidade de reunir os irmãos Angélica Mendes Conceição e Andrey Mendes Lacerda (na foto) que participaram das edições 13ª a e 41ª do projeto, respectivamente. Também tivemos a participação dos irmãos Nathan e Amanda Freitas da Silva na 40ª edição.

18/08/17 Grupo Riograndino Capoeira de Ouro Participa de Formatura no CENPRE

A formatura das edições 40ª e 41ª do projeto De Bem Com A Vida, contou com a apresentação do Grupo Riograndino "Capoeira de Ouro" Mestre Toiço. A professora Ana Paula e um grupo formado por 14 jovens capoeiristas que demonstraram suas habilidades e realizaram ações interativas com o público presente. O CENPRE agradece ao grupo por sua participação e espera repetir as atividades em edições futuras.

29/08/17 Dia Nacional do Combate ao Fumo

O Dia Nacional do Combate ao Fumo é uma data institucionalizada criada para alertar e conscientizar a população dos riscos do tabagismo. Esse ano, o CENPRE realizou uma ação com distribuição de panfletos com informações sobre os riscos à saúde associados ao cigarro, horários de palestras e grupos, além de como funciona o atendimento e o tratamento à toxicodependência do cigarro e outras drogas.

03/10/17 Outubro Rosa

O CENPRE, junto Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr., celebra o Outubro Rosa. Esse mês marca a campanha de conscientização e de alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

15/12/2017 Encerramento da 6ª Edição do Curso de Especialização do CENPRE

No último dia 15 de dezembro, encerraram-se as atividades do curso de Especialização em Abordagem Multidisciplinar da Dependência Química, oferecido pelo Instituto de Ciência Biológicas - ICB e em parceria com os Institutos de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, Instituto de Educação – IE, Instituto de Oceanografia – IO, Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina. Esse ano, formaram-se 17 novos especialistas.

Concluíram o curso os psicólogos Isabel Cristina Furtado Silveira, Jeane da Costa Dutra, Luciane Pereira Dezotti, Mônica Cardoso Reguffe, Sandra Margot dos Santos Alquati, Sara Silva Fernandes; os enfermeiros Adriane Domingues Eslabão, Bruna Rodrigues da Luz, Rúbia Gabriela Fernandes Salgado, Vinicius Marques; os assistentes sociais Cintia Correa Mendes, Liziane Furtado Duarte; o biólogo Leonardo Carneiro Estima; a pedagoga Carla Rejane de Oliveira Farias; a toxicologista ambiental Fernanda Souza Mendonça; a advogada Michele Lucas de Castro; e o bacharel em conservação e restauro Adriano Konrath.

Os professores do curso reuniram-se na manhã do mesmo dia 15 de dezembro e por unanimidade optaram por oferecer novamente o curso no ano de 2018. O Edital pode ser encontrado no site www.siposg.fugr.br.

Na foto, o momento da apresentação das vivências práticas nos diferentes cenários escolhidos pelos acadêmicos no encerramento do ano letivo.