O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

CENPRE - PROGRAMA EDUCATIVO “DE BEM COM A VIDA”

DCF; DECC; DE; DM; SARH e HU.

Sinnott Silva, E; Amarante Silva, F.; Oliveira, G. F. T. de.; Valério, I.; Equipe Técnica do Serviço de Prevenção do CENPRE e Bolsistas da FURG.

 

O Programa DE BEM COM A VIDA, surge inicialmente para sanar um obstáculo enfrentado pelo CENPRE (Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos) relativo ao alto índice de abandono do tratamento por parte dos adolescentes encaminhados pelo poder judiciário. Atualmente além destes, acolhe adolescentes/ jovens indicados pela rede escolar, entidades e ONG’s (organizações não-governamentais) dos municípios de Rio Grande e de São José do Norte. De caráter educativo, objetiva conscientizar o adolescente usuário de substância psicoativa de seu processo de dependência e prepará-lo para a abordagem do tratamento terapêutico, caso necessário. Para atingir este propósito, é oferecido um curso com 15 encontros de 4 horas semanais, onde através de dinâmicas criativas e variadas, um grupo de bolsistas e estagiários, supervisionados pela equipe técnica do CENPRE, desenvolvem um programa com informações científicas relacionadas aos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais do homem, capaz de proporcionar discussões e trocas visando sempre a melhoria da qualidade de vida, conscientização e a possibilidade de posturas saudáveis. Busca-se também atingir a família através de encontros formativos e de visitas domiciliares. No atual programa estão inscritos 33 adolescentes, sendo que um levantamento feito a partir das presenças, na metade do curso, apontou dados significativos quanto à participação, cito-os: 8 nunca participaram, 3 participaram somente do 1º encontro; dos que participam podemos destacar que 1 participou menos de 50% e 21 participaram mais de 50% dos encontros. Percebe-se que o grupo vive um processo significativo de reflexão e participação. Falas, como: ter coragem e encarar a vida de cara limpa - tem chamado a atenção da equipe que acompanha, no sentido de possibilidade de novas condutas frente à realidade. A expectativa do CENPRE é gerar nos jovens o espírito de valorização de seu corpo, de preservação e cuidado da saúde.