O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

CENPRE - EDUCAÇÃO CONTINUADA NA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA A PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

DCF; DECC; DE; DM; SARH e HU.

Amarante Silva, F.; Sinnott Silva, E; Feris, E. S.; Equipe Técnica do Serviço de Prevenção do CENPRE e Bolsistas da FURG.

 

O Projeto Drogas, criado em 1989 com o objetivo de educar e prevenir o uso de drogas entre os escolares, realiza atividades de prevenção em todos os âmbitos da comunidade. Entre outras, promove: cursos de capacitação para professores, alunos e outros profissionais para atuarem como multiplicadores. Ampliou sua área de atuação criando o CENPRE (Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos). O projeto Educação Continuada na Formação de Multiplicadores para a Prevenção ao Uso indevido de Drogas visa a atingir profissionais do ensino fundamental e médio do município do Rio Grande e tem caráter interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional. O objetivo geral é desenvolver um programa de educação continuada para a formação de multiplicadores entre profissionais da educação das escolas do município sobre o assunto da dependência por drogas psicotrópicas e suas conseqüências no homem e na sociedade. A metodologia consiste em: seleção de escolas e de profissionais da educação, levantamento de necessidades e dificuldades das escolas, capacitação de alunos dos cursos de licenciatura, reprodução de material bibliográfico, formação dos multiplicadores, implantação de proposta de trabalho nas escolas de origem, assessoramento e avaliação da proposta. No ano de 2002 foi iniciado o trabalho que capacitou 83 professores das escolas do Rio Grande e 02 alunos dos cursos de licenciatura. A expectativa é de que, com essa abordagem, 10.000 estudantes das escolas envolvidas sejam beneficiados.