O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

 

PROGRAMA DE TRATAMENTO PARA O FUMANTE

Unidades Proponentes: Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE- e Centro Integrado Regional de Pneumologia – CIRP.

Halty, L.S.; Netto, I.O.; Huttner, M.D.; Barbosa, O.; Pardo, D.; Amarante Silva, F.; Quadrado, M. A.*; Silveira,S.E. da*.

 

Este projeto iniciou em junho de 2002, a partir da vontade de um grupo de profissionais do CENPRE e do CIRP, em priorizar a promoção da saúde do paciente usuário do tabaco, tendo como objetivo principal a busca da abstinência nicotínica e a prevenção secundária e terciária dos malefícios ocasionados pelo uso do tabaco. O público-alvo constitui-se de pessoas fumantes que desejam parar de fumar. A metodologia utilizada inclui o atendimento ambulatorial individual, por pneumologista e/ou psiquiatra e o atendimento em grupo, realizado por psicóloga, enfermeira, farmacologista, psiquiatra e pneumologista. O atendimento em grupos, de quinze pessoas, tem como linha norteadora os princípios da terapia cognitivo-comportamental, as instruções do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e do Ministério da Saúde. Foram atendidos, em 2004, 833 pacientes, sendo que 473 permaneceram nos grupos e 166   destes, conseguiram alcançar a abstinência nicotínica.

 

(*) Bolsistas