O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

O QUE É ÊXTASE?

É um derivado sintético da anfetamina, conhecido como 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA). Também é conhecido como “ecstasy”, “XTC”, “Adam” e “droga do amor”. Pode ser classificado como um psicoestimulante, semelhante a anfetaminas e cocaína, como também ser agrupado com os alucinógenos, devido as alucinações e “flashbacks”, se usado em doses muito altas.
Foi sintetizado na Alemanha, em 1914, como moderador de apetite, mas nunca foi comercializado. Na década de 70, essa droga era usada para fins de tratamento psicoterápico, mas o seu uso se tornou abusivo mostrando lesões nos neurônios, e com isso passou a ser uma droga proibida.