O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

Origem da substância
É obtida da extremidade florida do Cânhamo (Canabis sativa), uma planta arbustiva de origem Asiática.

Substância ativa
DELTA 9 THC (tetrahidrocanabinol)

Sinonímia

Haxixe: Oriente Médio e África do Norte
Charas: Extremo Oriente.
Marijuana: E.U.A.
Termos populares em nossa região:
-bomba; -coisa; -bolo; -baura; -fumo; -erva; -chá; -fininho; -baseado.
Preparações surgidas recentemente:
-A.M.P: maconha embebida em formaldeído, seca e posteriormente fumada.
-SKUNK: é a maconha de laboratório, cultivada em condições especiais, com finalidade de obter maconha com concentrações 7 a 10 vezes maiores de Delta 9 THC. Também chamada de "Super Maconha".

Formas de consumo

-Por fumo (via pulmonar)
-por via oral (misturada aos alimentos, doces, pães, bolos, ect.)

 

Utilização médica

A única indicação terapêutica aprovada é restrita ao uso de Delta 9 THC sintético, como alternativa ao tratamento antiemético (anti-vômito), quando pacientes portadores de câncer, submetidos à quimioterapia, não respondem adequadamente ao tratamento convencional. O Delta 9THC sintético é comercializado nos Estados Unidos com o nome comercial de Marinol. No Brasil ainda esta sendo estudada a utilização do Marinol.