O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

Centro Regional de Formação em Recursos Humanos – CRR/FURG
 
Em 2010 o CENPRE concorreu e ganhou o Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD que tratou do Regulamento de Chamada Pública de Processo Seletivo para apoio financeiro a Projetos de implantação de Centros Regionais de Referência para Formação Permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, através do Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010. Essa conquista tornou o CENPRE um dos 49 Centros Regionais de Formação em Recursos Humanos e o habilitou para dar início a uma série de cursos de capacitação para os profissionais que atuam na rede de saúde da 3ª e 7 ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
 
A criação desses Centros foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, representada pela Dra. Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, e envolveu os ministros General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça; e Alexandre Padilha, Ministro da Saúde.
 
Incentivaram esse desafio:
- Prof. Dr. João Carlos Brahn Cousin, Reitor da FURG
- Enfermeira Zelionara Pereira Branco, Secretária da Saúde do Rio Grande
 
Apoiaram essa conquista:
- Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Rio Grande do Sul (CONED/RS)
- Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do Rio Grande (COMEN/RG)
- 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (Resolução nº 51/2010/Colegiado de Gestão Regional/3ª CRS)
- Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande
- Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (24/11/2010/Presidente Deputado Gilmar Sossella)
- Representantes do Legislativo Estadual Gaúcho (23/11/2010/Deputado Estadual Adilson Troca)
- Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social
- 2ª Promotoria de Justiça Especializada do Rio Grande (24/11/2010/Dra Luciara Robe da Silveira Pereira)
- Prefeitura Municipal do Rio Grande (Ofício 682/2010/Gabinete do Prefeito)
 
Municípios envolvidos nas capacitações:
Aceguá; Arroio Grande; Bagé; Candiota; Cerrito; Chui; Dom Pedrito; Herval Hulha Negra; Jaguarão; Lavras do Sul; Pedras Altas; Pedro Osório; Pinheiro Machado; Rio Grande; Santa Vitória do Palmar; São José do Norte; e outros que posteriormente se engajaram.