Comunicação Institucional

A comunicação dos órgãos federais sofrerá alterações durante o período eleitoral no Brasil. Desde o dia 2 de julho de 2022, os canais de comunicação da FURG, bem como das demais Instituições Federais de Ensino Superior, seguirão determinadas diretrizes na divulgação de conteúdos. A medida se estende até 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno, ou até 30 de outubro de 2022 caso a disputa siga ao segundo turno. As restrições irão afetar o portal da FURG, os sites dos campi e todas as demais páginas institucionais da universidade e se aplicam aos conteúdos veiculados, independentemente do meio pelo qual se realizam. E-mails institucionais também são considerados nas medidas previstas para o período eleitoral. Segundo as diretrizes, a comunicação exercida pelos órgãos de governo deverá, no período eleitoral, priorizar conteúdos estritamente informativos ou de interesse do cidadão vinculadas à prestação de serviços públicos. Ficam assim vedadas as publicações que contenham nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, assim como conteúdos ou análises com juízo de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais e comparações entre gestões de governo.

 

As atividades presenciais dos grupos vêm sendo retomadas desde novembro de 2021, com a proposta de trabalhar o crescimento individual e coletivo, promover um espaço para diálogo entre familiares e pacientes, buscar maior compreensão dos transtornos por uso de substâncias, entre outros aspectos. Os grupos ativos atualmente são:
 
Grupo Em-Frente
Público: pacientes atendidos no CENPRE
Encontro: terças às 17 horas
Moderador: Fernando Senna
 
Grupo Familiar
Público: familiares de pacientes
(a família pode participar mesmo que o paciente não esteja em atendimento no CENPRE)
Encontro: quartas às 17 horas
Moderador: Fernando Senna
 
Como participar?
As pessoas interessadas devem realizar o acolhimento para receber as orientações antes de ingressarem nos Grupos. Essa rotina é necessária para a construção do plano terapêutico e para que sejam respeitadas as medidas de prevenção e de distanciamento (número máximo de pessoas por sala).
 
É preciso estar vacinado e usar máscara para participar?
Sim. Em obediência às normas sanitárias, todas as pessoas que participam dos grupos devem seguir utilizando máscara de proteção que cubra nariz, boca e queixo, e mantendo distanciamento. Será solicitado o comprovante de vacinação para ingressar nas dependências da FURG, portanto, tenha em mãos a carteira de vacinação ou o comprovante em seu celular (Conecte SUS). Para mais informações sobre as normativas: acesse aqui.
 
É preciso pagar algum valor para participar?
Não! O CENPRE é um programa de extensão de uma Universidade Federal, e oferece serviços ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E o SUS é um direito, financiado por meio dos impostos pagos por todas as pessoas.
 
Ficou com dúvida?
Entre em contato com o CENPRE pelos Canais de Comunicação!