As atividades do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) iniciaram em 1989, quando professores e técnicos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), antigo Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), deram início a um trabalho de extensão chamado “Programa Educativo e Preventivo sobre Drogas”, que tinha como objetivo a educação e a prevenção aos problemas relacionados ao uso de drogas.

Desde os princípio, o CENPRE desenvolve suas atividades buscando aproximação entre a Universidade e a População do Rio Grande e região. Ao longo dos anos, ampliou sua equipe multidisciplinar e aprimorou suas atividades, graças ao trabalho de inúmeros docentes, técnicos, voluntários, estagiários, bolsistas e colaboradores.

As atividades são voltadas principalmente para a promoção à saúde e prevenção, com ações em escolas, projetos sociais, empresas e demais setores da sociedade; o atendimento ambulatorial individual e em grupos terapêuticos; a pesquisa, com o desenvolvimento de projetos e a contribuição para a produção de conhecimento sobre os problemas relacionados ao uso de drogas; e o ensino, a formação e a qualificação de profissionais, com práticas de estágio, grupos de estudos e um curso de especialização em abordagem multidisciplinar da dependência química.

 

Hoje, dia 20 de agosto de 2019, comemoram-se os 50 anos da FURG e os 30 anos do CENPRESEMPRE com muito trabalho e dedicação!

 

O CENPRE é da FURG, é da comunidade!

Mantê-lo é compromisso de todos!