O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) é um Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da FURG e por se tratar de uma unidade acadêmica, seguirá o calendário universitário da FURG, permanecendo em recesso de 24/12/2018 a 02/01/2019. Nesse período o CENPRE estará fechado e retomará os atendimentos a partir do dia 03/01/2019. Agradecemos a compreensão.

 

01 a 03/10/2018 - Promovido pela FURG, a Mostra da Produção Universitária (MPU) ocorre anualmente. Este ano, os bolsistas João Marcelo e Pedro Henrique, os psicólogos Cristiane, Sara e Ismael e a enfermeira Seiko apresentaram seus trabalhos no evento.

03/10/2018 - A coordenadora do CENPRE, professora Ana Baisch, e a enfermeira Maria da Penha participaram da reunião técnica para organização do I Workshop em Saúde Prisional.

09/10/2018 - A equipe do CENPRE realizou neste dia, uma roda de conversa com a participação e apresentação da Brigada Militar (Patrulha Maria da Penha) sobre violência doméstica. Além disso, a assistente social Isabel de Sá da Vigilância Epidemiológica Municipal, realizou apresentação e debate sobre notificação de casos de violência. O evento teve grande relevância enquanto educação permanente e possibilitou a ampliação de parcerias institucionais.

17/10/2018 - Resultado da Roda de Conversa ocorrida em 08/08/2018 e de reuniões semanais, o evento deste dia gerou construções coletivas sobre o acolhimento e o encaminhamento dos usuários em saúde mental. Participaram deste evento, a coordenadora do CENPRE, professora Ana Baisch, e a enfermeira Maria da Penha.

20/10/2018 - O consultor terapêutico Fernando Senna realizou palestra sobre o tema "Mulheres no contexto da dependência química", na Jornada Acadêmica do Serviço Social.

24/10/2018 - O CENPRE, representado pelo consultor terapêutico Fernando Senna, os bolsistas Erick Gabriel, João Marcelo e Pedro Henrique, a psicóloga Raquel e as estagiárias da Psicologia Karina e Jéssica, realizou palestra na empresa Bianchini, com o tema "Prevenção primária ao uso/abuso de álcool e outras drogas".

25/10/2018 - A Roda de Conversa sobre Violência Doméstica, promovida pela Brigada Militar (Patrulha Maria da Penha) e aberta ao público, aconteceu no Shopping Praça Rio Grande e contou com a enfermeira Maria da Penha como representante do CENPRE.