Título: EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS: UMA CONTRIBUIÇÃO À CIDADANIA.

 

Palavras-chave: Prevenção – educação continuada – drogas psicoativas – formação de multiplicadores – qualidade de vida.

Resumo:

 

O projeto Educação Permanente para a Formação de Multiplicadores na Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: uma Contribuição à Cidadania visa a atingir profissionais do ensino fundamental e médio do município do Rio Grande (RS) e tem caráter interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional. Pretende-se, com esta proposta, mobilizar nos profissionais da educação atitudes e valores positivos, capacitando-os para que assumam com a necessária competência o seu relevante papel na prevenção ao uso indevido de drogas na escola. A ênfase dessa abordagem se dá no sentido de orientá-los para que sejam capazes de desencadear em seus alunos o desenvolvimento do potencial sócio-afetivo em direção a um estilo saudável de vida em que o uso de drogas não desperte sequer interesse, ou então um interesse ou uma curiosidade que não prejudiquem nem a pessoa e nem a sociedade. A metodologia consiste em: seleção de escolas, de profissionais da educação, de alunos dos cursos de licenciatura, levantamento de necessidades e dificuldades das escolas, reprodução de material bibliográfico, formação dos multiplicadores, implantação de proposta de trabalho nas escolas de origem, assessoramento e avaliação da proposta.

O presente projeto propiciará a formação continuada dos professores da rede básica de ensino ao mesmo tempo em que, num processo interativo garantirá aos acadêmicos dos cursos de formação de professores da FURG espaço para o cumprimento das atividades acadêmico-científico-culturais (200 horas ao longo do curso) estabelecidas no Art. 1o Inciso IV da Resolução CNE/CP 2.

 

 

Objetivos

 

GERAL:

Desenvolver um programa de educação permanente na formação de multiplicadores entre profissionais da educação das escolas do ensino fundamental e médio do município do Rio Grande sobre o assunto da dependência por drogas psicotrópicas e suas conseqüências no homem e na sociedade.

 

ESPECÍFICOS:

1-        Instrumentar os participantes para criarem projetos educativos e preventivos sobre o uso indevido de drogas.

 

2-        Assessorar os novos multiplicadores na criação de projetos e na estruturação de sua proposta de intervenção junto às populações a que pertencem.

 

3-        Promover a participação efetiva dos estudantes dos cursos de formação de professores da FURG nas atividades de pesquisa e de capacitação de multiplicadores para que eles conheçam a realidade vivida pelas escolas, particularmente no que tange à questão das drogas.

 

 

METAS

A expectativa da Equipe Técnica do CENPRE é atingir as Escolas selecionadas do Município do Rio Grande e desenvolver, nos seus professores, servidores de serviços gerais e em, aproximadamente, 15.000 estudantes, indiretamente, o espírito preventivo contra o uso indevido de Drogas.

 

Desta forma estaremos reduzindo:

a) os danos causados pelas substâncias psicoativas nas novas gerações de riograndinos;

b) o risco de desestruturação da família causada pela droga;

c) os gastos públicos no tratamento de dependentes químicos;

d) os danos ao meio ambiente causados pelos dependentes;

e) os riscos a que fica exposta a sociedade pelas conseqüências da violência causada pelo usuário de drogas;

f) o tráfico ilegal de drogas ilícitas e o comércio ilegal de drogas lícitas e, conseqüentemente, melhorando a qualidade de vida da população em geral.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS - CENPRE