Centro Regional de Formação em Recursos Humanos – CRR/FURG
Em 2010 o CENPRE concorreu e ganhou o Edital nº 002/2010/
GSIPR/SENAD que tratou do Regulamento de Chamada Pública de Processo Seletivo para apoio financeiro a Projetos de implantação de Centros Regionais de Referência para Formação Permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, através do Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010.
Essa conquista tornou o CENPRE um dos 49 Centros Regionais de Formação em Recursos Humanos.
Assim, ele habilitou-se para dar início a uma série de cursos de capacitação para os profissionais que atuam na rede de saúde da 3ª e 7 ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
A criação desses centros foi uma Iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, representada pela Dra. Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte e envolveu os ministros:
GAL. DE EXÉRCITO JOSÉ ELITO CARVALHO SIQUEIRA - Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da
República;
JOSÉ EDUARDO CARDOZO - Ministro da justiça e
ALEXANDRE PADILHA - Ministro de Estado da Saúde.
Foram Incentivadores para mais esse desafio:
Prof. Dr. João Carlos Brahn Cousin – Reitor da FURG e Enf. Zelionara Pereira Branco – Secretária da Saúde do Rio Grande. Apoiaram essa conquista:
CONED/RS CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RIO GRANDE DO SUL;
CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RIO
GRANDE – COMEN/RG;
TERCEIRA COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE – Através da Resolução nº 51/2010 – COGERE/3ªCRS (Colegiado de Gestão Regional /3ª CRS);
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE;
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente manifestou seu apoio por Correspondência de 24 de novembro de 2010 de seu Presidente – Dep. Gilmar Sossella;
REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO ESTADUAL GAÚCHO, em
Correspondência de 23 de novembro de 2010, Liderados pelo Dep. Estadual Adilson Troca também chancelaram a proposta;
SECRETARIA MUNICIPAL DA CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL;
SEGUNDA PROMOTORIA DE JUSTIÇA ESPECIALIZADA DO RIO
GRANDE, na pessoa da Dra. Luciara Robe da Silveira Pereira, emitiu um atestado de reconhecimento do trabalho do CENPRE no Município em 24 de novembro de 2010;
PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE/RS GABINETE DO
PREFEITO. Através de oficio GABEX 682/2010 tece elogios ao trabalho desenvolvido pelo CENPRE na parceria de implantação da rede e na construção da política municipal sobre drogas.
Os municípios envolvidos nessas capacitações foram:
Aceguá; Arroio Grande; Bagé; Candiota; Cerrito; Chui; Dom Pedrito; Herval Hulha Negra; Jaguarão; Lavras do Sul; Pedras Altas; Pedro Osório; Pinheiro Machado; Rio Grande; St. Vit. do Palmar; São José do Norte e outros que posteriormente se engajaram.