CENPRE - PROGRAMA EDUCATIVO E PREVENTIVO SOBRE O USO INDEVIDO DE DROGAS PARA O CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE CAIC

DCF; DECC; DE; DM; SARH; HU.e CAIC

Amarante Silva, F.; Feris, E. S.; Sinnott Silva, E.; Pardo,D.; Juliano, A.; Oliveira, G. F. T. de., Equipe Técnica do Serviço de Prevenção do CENPRE e Bolsistas da FURG.

 

O que temos percebido, ao longo destes doze anos de trabalho nesta área, é a necessidade de formação permanente de pessoal capacitado para desenvolvimento de programas com procedimentos construídos pelos diversos segmentos da sociedade, motivo pelo qual resolvemos concentrar os esforços da equipe técnica do Serviço de Prevenção e Pesquisa do CENPRE na formação de multiplicadores que possam atuar, no âmbito de suas comunidades escolares, como líderes, incentivadores, coordenadores de ações preventivas que tenham eficácia e continuidade. A inserção dos acadêmicos da FURG torna-se relevante para que, ainda em processo de formação, possam se envolver com o problema que atinge a maioria das escolas brasileiras, desenvolvendo uma postura adequada em relação ao mesmo. O propósito é desenvolver um programa de educação continuada para a formação de Multiplicadores entre profissionais do CAIC, sobre o assunto do consumo de drogas psicotrópicas e suas conseqüências no homem e na sociedade. O processo se inicia pela seleção e capacitação da Comissão Coordenadora Local (CCL), que terá como atribuições, sob assessoria da Equipe Técnica do Serviço de Prevenção do CENPRE, a construção, a instalação, o acompanhamento e a avaliação do Programa Educativo e Preventivo sobre o Uso Indevido de Drogas no CAIC. É seguida por capacitação dos demais servidores do Centro, pesquisa sobre o consumo de drogas entre os estudantes, elaboração, implantação e avaliação do impacto do programa sobre os servidores e estudantes. Todas as etapas serão assessoradas pela Equipe Técnica do Serviço de Prevenção do CENPRE. O Programa já selecionou e capacitou a CCL e demais servidores do CAIC. Encontra-se na fase de instalação dos programas educativos e preventivos, assessoria e pesquisa epidemiológica para, posteriormente, desencadear o processo de avaliação do impacto nos estudantes e professores da Escola. Ele tem a duração prevista de quinze meses e foi iniciado em outubro de 2001.