CENPRE - TELEVIDA

DCF; DECC; DE; DM; SARH e HU.

Sinnott Silva, E.; Amarante Silva, F.; Equipe Técnica do Serviço de Prevenção do CENPRE e Bolsistas da FURG.

 

Tendo em vista o crescente consumo de drogas na população atual, são necessários, cada vez mais, serviços de informação, rápidos, eficientes e de fácil acesso ao maior número de pessoas. Com a evolução que apresentou a telecomunicação nos últimos anos no Brasil, nada mais lógico que o serviço de teleinformações do CENPRE, conhecido por Televida, se adaptasse às necessidades da comunidade. O CENPRE, desde 1994, possui um atendimento à comunidade chamado de TELEVIDA, utilizando o número (53) 232.9433 apenas em horário comercial e é considerado um serviço de utilidade pública. A equipe técnica e bolsistas do Serviço de Prevenção do Centro atendem diretamente às chamadas telefônicas ou recebem as mensagens gravadas e respondem posteriormente. As informações sobre drogas, saúde em geral e locais de atendimento transmitidas são geradas por pesquisas e estudos realizados pela mesma equipe. O Televida tem por objetivo, em 2003, atender e ampliar o serviço telefônico já existente, possibilitando uma permanente comunicação com a comunidade local e regional e continuar prestando informações sobre: saúde; drogas; intoxicações e locais de recuperação. O número estimado pelas prestadoras desse serviço é de 1 milhão de pessoas. A convicção de que o CENPRE está prestando mais um serviço de qualidade à comunidade, estimula sua equipe técnica a continuar criando novos espaços de entrelaçamento da FURG com a população, tornando a atividade extensionista cada vez mais útil e percebida pelo povo e a presença da Universidade Pública cada vez mais necessária.